domingo, 10 de abril de 2016

Assembleia da República aprova projeto para resolver problemas dos pescadores de Apúlia



Fonte: Esposende24

Assembleia da República aprova projeto para resolver problemas dos pescadores de Apúlia com o PSD a não votar favoravelmente

PCP fez aprovar na Assembleia da República, ontem em Lisboa, o projeto de resolução que recomenda ao Governo a resolução dos problemas e constrangimentos existentes e que promova a defesa e valorização da comunidade piscatória de Apúlia. O PSD, que na teoria mostrou “alguma preocupação” pela voz do presidente, e social democrata, Benjamim Pereira, não votou favoravelmente as propostas.

A proposta que o PCP apresentou, no seguimento de diversos contactos que manteve com pescadores daquela comunidade e com a Associação de Pescadores profissionais de Esposende, visa medidas necessárias para garantir a melhoria das condições de acesso às praias utilizadas pelos três núcleos de pescadores de Apúlia.

“Uma vez que os acessos às praias estão visivelmente degradados, com poucas intervenções de melhoramento e na maior parte do ano interditos devido à falta de segurança. Para além disso, para poderem ir ao mar e para se deslocarem entre as praias, necessitam da utilização de um trator tendo que suportar todos os custos associados à sua utilização e manutenção”, afirma Carla Cruz, deputado do PCP eleita por Braga.

Por outro lado, comunidade da Apúlia não tem infraestruturas, nem está preparada para encaminhar o pescado para a lota que se localiza em Esposende, sede do concelho, nem tão pouco a Barra de Esposende lhes oferece as devidas condições de segurança para o poderem transportar por mar, pelo que têm que comercializar o peixe na Apúlia, pelo que é necessário que, enquanto não forem concretizadas as intervenções no acesso às praias e construção de infraestruturas de comercialização de pescado seja implementada uma solução transitória a exemplo do que já sucede com a frota local do rio Minho.

Com estas propostas, o PCP responde a dois problemas muito sentidos dos pescadores daquela zona piscatória.

“Cabe agora ao Governo assegurar a concretização destes dois objetivos”, frisa a deputada comunista, acrescentando que “não pode deixar de assinalar que o PSD, que no concelho de Esposende, pela voz do presidente da câmara veio fazer alarde do seu apoio às aspirações dos pescadores, agora na Assembleia da República, não votou favoravelmente as propostas do PCP”.

Fonte: Esposende24

Sem comentários:

Enviar um comentário